segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Uma foto por dia (Photo a day) - Novembro #3


Dia 21 - Eu gostaria de ter isto (I wish I had this)
Adoro casas antigas (com brasão, ainda mais!). Esta bela casa de pedra fica na freguesia de onde o meu Pai é natural e encanta-me... É enorme, cheia de recantos, com muito espaço e de traços simpes, mas harmoniosos. Tivesse eu dinheiro e fazia-a minha.


Dia 22 - Atrás (Behind)
Por detrás de cada porta do centro histórico de Guimarães, escondem-se autênticas preciosidades... Sempre que apanho uma porta aberta, não resisto a fotografar!


Dia 23 - Simplicidade (Simplicity)
As folhas caídas fascinam-me, pelas suas cores, mesclados e formas. Decoração simples e a custo zero, mas nem por isso menos bela.


Dia 24 - Uma palavra (A word)
Chocolate (ou gula. Deixo ao vosso critério). Aqui, os melhores bombons do mundo. Artesanais e portugueses, feitos com alma e dedicação. Da Bonitos, com certeza.


Dia 25 - Peculiar (Quirky)
Não sei a origem destas cruzes, espalhadas pelas lages das ruas e edifícios do casco histórico vimaranense. Mas gostava muito de saber...


Dia 26 - Mensagem (Message)
"Aqui nasceu Portugal". E eu só podia nascer aqui! ♥


Dia 27 - Não! (No!)
Um redondo não aos embrulhos desenxabidos das grandes superfícies! Excepção feita ao comércio tradicional, onde os embrulhos costumam ser de bom gosto e mais cuidados, nunca peço que me embrulhem um presente comprado numa grande cadeia de distribuição alimentar ou numa loja de grande consumo. Gosto de os embrulhar em casa, com papel de fantasia bonito ou papel pardo, que decoro com fitas, pérolas e o que mais a imaginação ditar.


Dia 28 - Eu sou grata por (I'm grateful for)
Por ter um tecto, por ter conforto e nada me faltar. Nestes dias de muito frio, lembro-me ainda mais dos que nada têm e andam nas ruas abandonados à sua sorte...


Dia 29 - Negro (Black)
A fria e negra noite do Pinheiro, o primeiro número das Festas Nicolinas, que traz às ruas milhares de pessoas.


Dia 30 - Tudo feito (All done)
Ao sábado, depois de tudo limpo e arrumado, o lanche é doce e preguiçoso, acompanhado da leitura do jornal do dia.

8 comentários:

  1. Essa casa é mesmo uma beleza, um sonho.

    ResponderEliminar
  2. Fico contente que tenhas participado e adorei ver as tuas fotos!! Se te fiz recordar de uma coisa boa, então fico feliz, imagino o quanto deve ser difícil para ti...

    Eu cá também não me importava nada de ter uma casa assim, cheia de recantos e com um ar bem rústico :) mas ao fazer de raiz, tenho a certeza que a minha casa seria ampla com espaço para convívio e poucas paredes (a não ser onde e preciso ;))
    Gosto da simplicidade das folhas!
    E como é que acendes a salamandra sem ter fumo em casa??? Acho que já desisti de acender a minha... quase que morro intoxicada ;) aquilo deve ter algum problema só pode...

    Um beijinho grande e para o ano cá estaremos nem que seja um mês ou outro

    ResponderEliminar
  3. Lúcia, também adorei ver as tuas fotos e ficar a conhecer mais um pouquinho do teu quotidiano... E obrigada pela lembrança ;)

    Se contruísse uma casa de raiz, seria exactamente como tu descreves. Mas há tantas casas antigas a precisar de restauro que, se pudesse, era o que gostaria de fazer...
    Quanto à salamandra, tenho o mesmo problema. É fumo ao acender, ao abrir para meter lenha, enfim... percebo-te muito bem! Mas como temos a salamandra num anexo à casa, onde temos uma cozinha grande, não é muito problemático (mas também tem as suas desvantagens!).
    Quanto às folhas, quero mesmo ver se consigo reproduzir as ideias que deixaste lá no blog. Amei!

    Bjs grandes ;)

    ResponderEliminar
  4. Adoro a casa, é o meu sonho de casa também!
    Opá os chocolates até me fizeram crescer água na boca, está ali na minha lista culinária "tentar" fazer chocolates caseiros!

    ResponderEliminar